Curiosidades, Manual da Vida

Você é desorganizado? Isso não é a toa! Saiba por quê:

O que eles têm em comum: Steve Jobs, Albert Einstein e Alan Turing? É isso mesmo, seus espaços de trabalho eram uma bagunça total. Estudos têm demonstrado que tudo que está em torno de nós acaba por influenciar a nossa criatividade e, muitas vezes, isto é, em nossa própria mesa.

Acredite ou não, as pessoas desordenadas são aquelas com maior criatividade e capacidade de tomar decisões arriscadas. Não é uma invenção total, mas sim um estudo da Universidade de Minnesota conduzido pela Dr. Kathleen D. Vohs.

Tá, mas como isso acontece?

De acordo com a pesquisa, nem tudo é sobre ter a sua mesa bagunçada, mas sim sobre mudar os elementos de lugar sempre que possível. Mas nem todos param por aí: se queremos ser apenas eficientes, mas não criativos, é melhor nos organizarmos. Se o que você precisa é criatividade, então é melhor deixar tudo uma bagunça.

Devemos acrescentar que a criatividade vem com a desordem, não com sujeira. A ideia é deixar livros e revistas, sem qualquer ordem e outros elementos jogados por aí, mas sem cascas de banana ou restos de comida. Isso não é apenas para um escritório, mas também se aplica ao nosso quarto, por exemplo.

O que acontece é que uma pessoa desordenada encontra uma ordem onde os outros vêem o caos, mas também acaba por se acostumar a ver o mundo fora do convencional. Coisas que têm um lugar fixo quando estão em outro lugar, acabam ajudando a “pensar fora da caixa”. Isso significa que você saberá meios melhores de como encontrar soluções incomuns e ser mais criativo.