TECNOLOGIA! Caminhões andam sozinhos pela Europa durante vários dias!

É impressionante quando nos deparamos que o futuro tecnológico não está tão longe assim…

Bem, diversas empresa estão tentando criar carros autônomos, isto é, aqueles que dirigem sozinhos. E alguns resultados são desanimadores… mas não no caso das gigantes empresas como a Volvo, Scania e Daimler, que se uniram e colocaram diversos caminhões autônomos nas estradas da Europa.

Essa iniciativa conjunta de diversas fabricantes de caminhões aconteceu por causa do European Truck Platooning.

O objetivo era colocar diversos veículos de várias regiões europeias para darem uma volta e fazerem algumas entregas em Rotterdam.

Com isso, o evento visa mostrar os benefícios de tecnologias como essa.

O vídeo abaixo mostra bem como isso aconteceu.

Tudo pode parecer bem simples e nada muito relevante, mas isso mostra como uma técnica conhecida como platooning pode ser eficaz.

Seguindo o platooning, todos os caminhões andam enfileirados, pois assim somente o primeiro da fila recebe toda resistência do ar, enquanto os outros se deslocam sem tanto esforço e até economizam combustível.

E acaba por aí?

Não, graças ao fato dos caminhões serem autônomos, o benefício só aumenta. Já que todos os caminhões estão conectados uns aos outros via WiFi, eles conseguem se manter a uma distância precisa um do outro.

Assim se aproveitando da menor resistência de ar gerada pelo veículo líder. Graças a isso, eles acabam gerando até 15% de economia de combustível.