Curiosidades

Será que a casa cai? 06 caminhos POSSÍVEIS para NOVAS ELEIÇÕES

Existem diversas possibilidades para que novas eleições sejam pleiteadas em uma democracia. E segundo uma matéria publicada pela BBC, existem pelo menos seis alternativas reais para sejam convocadas novas eleições. Conheça aqui a lista.

Possibilidade 1 – Dilma e Temer tem o mandato cassado

temer-e-dilma

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisa, desde o ano passado, uma ação de impugnação da eleição da presidente, com base em acusações do PSDB de que a campanha da chapa Dilma/Temer teria sido financiada parcialmente pelo esquema de corrupção envolvendo a Petrobras e investigado pela operação Lava Jato.

Possibilidade 2: Congresso aprova PEC convocando novas eleições

cunha-eduardo

Nesta segunda-feira, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu, em discurso na tribuna do Senado, a convocação de novas eleições presidenciais para outubro, a serem realizadas com as municipais.

“Eu sei que falta expediente jurídico para permitir uma antecipação da eleição, mas se a presidente da República, o vice-presidente, o Congresso Nacional e o Judiciário se entenderem, isso pode ser aprovado aqui em 30 dias”, afirmou o peemedebista.

Possibilidade 3: Renúncia coletiva

virando-a-mesa

Outra possibilidade teórica para convocação de novas eleições seria uma improvável renúncia coletiva da presidente e do vice. Neste caso, o presidente da Câmara assumiria temporariamente e novas eleições seriam convocadas.

 

Possibilidade 4: Temer é alvo de impeachment

temmer

Já existem articulações para encaminhar um pedido de impeachment de Temer caso ele venha assumir a cadeira presidencial. Se tivessem sucesso, o cenário de novas eleições se repetiria.

 

Possibilidade 5: Temer assume… e renuncia

temer-renuncia

Um possível governo Michel Temer não estaria imune à instabilidade. Além das pressões políticas, o vice pode também ser alvo da Justiça, uma vez que foi citado na delação do senador Delcídio Amaral (ex-PT-MS).

 

Possibilidade 6: Referendo é aprovado

Esta imagem é meramente ilustrativa. Ela foi capturada na Suiça em 2011
Esta imagem é meramente ilustrativa. Ela foi capturada na Suiça em 2011

Parlamentares no Senado e na Câmara querem levar a plenário propostas de referendo para que a população decida sobre o afastamento ou não de Dilma e Temer.