Sabe quanto custa um Oscar? Quando você souber, ficará espantado

Com tantas premiações dedicadas ao cinema, como o BAFTA, Movie Awards, Golden Globe e Cannes, o Oscar, que na verdade chama-se The Academy Awards, é o mais prestigiado e tradicional premiação do gênero, celebrada desde a década de 20, e destacando não apenas os atores e diretores envolvidos, mas toda a equipe que participou na construção da obra de arte indicada. Mas, você tem ideia de quanto vale um Oscar? E se alguém quiser vendê-lo, como estipular um preço para ele?

18 dólares. Pode rir. Segundo o Portal de Artes do Global Media, na base do Óscar está gravado um número de série e um aviso que diz que a estatueta não pode ser vendida ou transferida sem antes ser oferecida à Academia, que tem direito de preferência pelo valor simbólico. É feita com uma liga de cobre, estanho e antimônio e coberta com cobre, níquel, prata e ouro de 24 quilates. Com 33 centímetros de altura e 3,85 quilos, cada estatueta – fabricada pela empresa RS Owens, em Chicago – , custa 18 dólares (13,6 euros).

E se você acha o preço irrisório, é porque ainda não tinha visto o começo da premiação. Devido a guerra e a escassez de metais, o prêmio era feito de gesso. Imagine o valor depois para vender! A primeira estatueta – entregue em 1929 – foi desenhada por um artista de Los Angeles, George Stanley, a partir de uma ideia do diretor artístico da MGM, Cedric Gibbons.

Mas existem artistas que conseguem contornar a situação e ganhar um bom dinheiro com o prêmio. Em 1993, isso não impediu que o Oscar ganho em 1945 pela atriz Joan Crawford por “Milred Pierce” fosse leiloado por 68.500 mil dólares (52 mil euros atuais).