Por que gatos gostam tanto de caixas?

Se você tem gatos, sabe que esses animais adoram caixas, malas, e todo tipo de contêiner onde possam se esconder. Mas por que será que eles gostam tanto desses objetos?

De acordo com a ciência, buscar espaços confinados é um instinto natural dos gatos. Na selva, é assim que eles se escondem de predadores e armam emboscadas para presas. “Gatos adoram caixas porque gostam de se esconder”, disse Stephen Zawistowski, da Sociedade Americana de Prevenção à Crueldade com Animais. “Uma caixa dá aos gatos um local de segurança e tranquilidade”.

Em poucas palavras, estar dento de uma caixa passa segurança aos gatos pois nada pode se aproximar deles por trás ou pelos lados – eles podem observar o ambiente ao seu redor sem serem surpreendidos. Além disso, se algo interessante passa por perto, eles podem sair brevemente, agarrar aquilo que lhes interessa, e voltar rapidamente para o esconderijo.

As caixas também são locais ideais para um cochilo, já que são quentes e seguras. E, como sabemos, alguns felinos costumam passar a maior parte do dia (até 20h) dormindo.