O bizarro festival japonês da montanha em chamas

Localizado no Parque Nara, existe um velho vulcão extinto chamado Monte Wakakusa, medindo cerca de 350 metros de altura. Do seu pico, pode-se ter uma vista panorâmica de toda a cidade. A montanha é muito popular e várias pessoas caminham e passeiam nela. Mas é durante o inverno que o famoso festival Wakakusa Yamayaki ocorre.

No quarto sábado de cada janeiro a grama é incendiada. Isto é conhecido como “Yamayaki”, que significa literalmente “montanha assada”. As origens do Wakakusa Yamayaki não são claras, mas a tradição supostamente se originou de uma disputa de fronteira entre dois templos, Todai-ji e Kofuku-ji em 1760. Durante este conflito, toda a montanha foi incendiada. Outra teoria afirma que os fogos foram criados para afastar javalis.

Hoje, as cerimônias são realizadas pelo Templo Todaiji, Templo Kofukuji e o Templo Kasuga. As festividades começam com a iluminação cerimonial de uma tocha no Santuário Kasuga Taisha. O fogo é então transportado em um desfile ao pé da montanha onde uma grande fogueira é criada. Ás 18:00 horas, fogos de artifício espetaculares são exibidos sobre a montanha. Uma vez que os fogos de artifício terminam, a grama na montanha é incendiada. A queima da montanha pode levar de 30 minutos a uma hora, dependendo de quão seca está a grama. O fogo espetacular pode ser visto por todo o parque.img_ (1) img_ (2) img_ (3) img_ (4) img_ (5) img_ (6) img_ (7) img_ (8) img_ (9) img_ (10) img_ (11) img_ (12)