O bizarro experimento de David Reimer

David Reimer nasceu em 1965 no Canadá, e era um bebê normal até os oito meses de idade, quando teve de passar por um procedimento de circunsição. O problema é que durante a cirurgia, seu pênis acabou sendo queimado, pois os médicos estavam utilizando um eletrocautério, em vez de um bisturi convencional. Por conta desse acidente, David não seria capaz de um ter um pênis normal, sem que fosse implantado.

Em uma medida que era completamente incomum e assustadora para a época, o psicólogo John Money sugeriu para a família uma solução para o problema: troca de sexo. Em um primeiro momento, obviamente, a sugestão chocou a família, que não esperava que isso fosse partir de um psicólogo, mas o procedimneto, por fim, acabou sendo agendado com um especialista e foi realizado.

O que a família não sabia naquela época, entretanto, eram as verdadeiras intenções de John: provar que a identidade sexual não era determinada pela natureza, mas pela educação e incentivo. Para tentar comprovar sua tese, o médico “adotou” o caso de David Reimer como seu exemplo pessoal de troca de sexo.

David, que virou Brenda, passou por uma nova cirurgia que lhe concedeu uma vagina, e passou a tomar suplementos hormonais. O médico acreditava que o experimento tinha sido um sucesso, ignorando o fato de que havia uma série de efeitos negativos decorrentes da cirurgia de Brenda. Ela agia de forma muito semelhante a um garoto, tinha sentimentos confusos e conflitantes sobre uma série de assuntos e, o que era pior, não sabia da cirurgia pela qual havia passado. Por ter mantido isso em segredo, a família passou por uma série de problemas: a mãe de Brenda se suicidou, o pai se tornou alcoólico e seu irmão teve uma severa depressão.

Quando Brenda completou 14 anos, ela recebeu a notícia de que havia nascido como um menino, e decidiu voltar a se chamar David. O tratamento com estrogênio foi interrompido, e uma nova cirurgia para reconstruir um pênis foi realizada. Infelizmente, aos 38 anos de idade, David se suicidou.

John Money não publicou mais nenhum relatório depois do primeiro, que afirmava que o experimento havia sido um sucesso.