Microrrobô de 3,5 gramas consegue puxar 2 toneladas! [Vídeo]

A incrível robótica não para de nos surpreender. E agora ela nos mostrou a força dos pequenos seres tecnológicos, ou devo dizer microrrobôs.

Enfim, a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e o Biometric Dextrous Manipulation Laboratory (Laboratório de Manipulação Biométrica Ambidestra) mostrou para o mundo algo bem interessante num dos seus equipamentos de robótica.

Os estudiosos mostraram microrrobôs que conseguiram puxar um carro de 2 toneladas!

O projeto está sendo chamado de µTug, que significa “microrrebocador”. O nome foi inspirado nos barcos rebocadores, já que é isso que os microrrobôs fazem.

No teste mostrado em vídeo, os microrrobôs mostraram uma verdadeira força. Apenas um microrrobô consegue carregar cerca de 2.000 vezes o próprio peso, isto é, cerca de 7 quilos por robô.

Mas o verdadeiro potencial do projeto é mostrado quando os microrrobôs trabalham juntos, já que apenas seis desses pequenos robôs são capazes de puxar um carro de 2 toneladas (sim, quando juntos, eles multiplicam imensamente a capacidade de carga).

Sendo assim, apenas seis deles conseguem puxar cerca de 560 mil vezes o seu peso.

Tudo isso é possível graças a pés de alta aderência (algo parecido com lagartixas) e pequenos motores de alta resistência.

O vídeo abaixo, que mostra o teste, foi acelerado para mostrar mais velocidade, já que os pequenos robôs ainda são lentos. Porém, isso pode mudar em breve.