ISSO é o que deixa seus olhos vermelhos na piscina. Quando você souber, ficará com MUITO nojo

Se você já frequentou uma piscina pública, ou até mesmo particular, junto com sua família, você possivelmente já ficou com os olhos vermelhos após tomar um banho. E se você já tem uma certa idade, seus pais talvez tenham lhe dito que a causa da cor avermelhada nos olhos, somada com o ardor, era culpa do excesso de cloro na água. Entretanto, apesar de em partes isso ser verdadeiro, a verdade é um pouco mais nojenta.

“O cloro se liga com tudo o que tenta matar no seu corpo, e isso produz os químicos irritantes. Isso é o que machuca e gera a sensação de ardência. A culpa é da ligação do cloro com a urina e suor – não do cloro por si só˜, disse Michael J. Beach, do programa “Healthy Water” do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos. A mesma relação nojenta é que causa uma tosse estranha em algumas pessoas depois de certo tempo na piscina – mais especificamente, a culpa é da presença de urina em seus pulmões, nesse caso.

Beach também alertou para o fato de que a existência de produtos químicos que alteram a cor da água na presença de urina é apenas um mito. “Com isso, tentam apenas assustar as pessoas, fazer com que elas pensem duas vezes antes de urinar na água. Essa coloração é um mito”. Como se não bastasse tamanha nojeira, Beach também disse que a existência de apenas uma pessoa na piscina que esteja com diarreia – ainda que ela não defeque na água -, pode fazer com que sejam transmitidas algumas doenças para o restante dos banhistas.

Não que você já não tenha percebido isso por conta própria, mas de qualquer forma, os Centros de Controle de Doença dos EUA publicaram algumas dicas para quem costuma passar o verão em piscinas públicas:

  • Fique longe da água se você está com diarreia.
  • Tome banho antes de entrar na piscina.
  • Não urine ou defeque dentro da água (eu espero que você nunca tenha feito isso).
  • Não engula a água (por favor).