Um agricultor em Michigan, EUA, fez uma descoberta inesperada em sua propriedade enquanto cavava um campo de trigo para instalar um novo sistema de esgoto. Eram ossos, e ele contatou paleontólogos da Universidade de Michigan para analisar. Os restos são de um mamute macho adulto que provavelmente viveu entre 11.700 a 15.000 anos atrás, os pesquisadores descobriram.
Curiosamente, vários outros esqueletos de outros animais haviam sido encontrados na região, mas este foi o primeiro achado de um mamute.
O estudante Ashley Lemke, da Universidade de Michigan, e os paleontólogos Joe El Adli e Daniel Fisher examinaram um floco de pedra encontrado perto das presas do animal durante a escavação. O floco pode ser uma ferramenta que os povos antigos usaram para cortar o mamute.
Acredita-se que o animal morreu cerca de 10-15 mil anos atrás. No momento da sua morte, ele tinha cerca de 40 anos de idade.
De acordo com a legislação local, tudo o que há embaixo da terra pertence ao seu respectivo proprietário. Portanto, o osso agora adorna a loja Bristla, do agricultor. Mas ele estava feliz ao fornecê-los para vários estudos.
Acredita-se que este achado pode lançar luz sobre muitas questões históricas relacionadas com esta área.
