Curiosidades

Graças a esse olho biônico, essa mulher enxergou pela 1ª vez em anos

Pode parecer como algo saído de uma história de Philip K. Dick, mas os olhos biônicos já não são mais invenções puras da imaginação dos escritores! Pela primeira vez em anos, uma mulher foi capaz de enxergar novamente com a ajuda de um olho biônico, que trabalha em conjunto com um óculos.

Carmen Torres começou a perder a visão quando tinha 18 anos de idade por causa de uma doença chamada retinose pigmentada, que faz com que o paciente perca a sua visão ao longo do tempo. Torres, que agora tem 58 anos de idade, estava completamente cega desde que tinha 45 anos.

Em novembro passado, Torres passou por uma cirurgia para ter o olho biônico, chamado Argus II Retinal Prosthesis System, instalado. De acordo com a médico de Torres, a cirurgia foi razoavelmente complicada. A Dra. Nina Gregori disse:

“É uma técnica meticulosa, que requer medições exatas e precisas de onde colocar esses componentes no olho, e isso demanda muito tempo”.

Para o olho biônico funcionar, o paciente usa óculos especiais que são equipados com uma câmera em miniatura que capta o que está sendo visto. As imagens são então decifradas por um pequeno computador vestível, que envia as imagens de volta para os óculos, e são então transmitidas para o implante ocular.

Torres é uma das cerca de 100 pacientes em todo o mundo que fizeram a cirurgia. Ela precisava aprender a entender as imagens que estavam sendo transmitidas, e declarou que era como aprender uma nova língua. Agora, nove meses depois, Torres está totalmente reabilitada, e disse que ela pode até ver as estrelas quando olha para o céu noturno.9