Este tucano foi mutilado, algumas pessoas boas o encontraram e fizeram ISSO com ele. LINDO!

Um tucano brasileiro que perdeu parte do seu bico recebeu um implante impresso em3D. A fêmea foi chamado de Tieta por seus salvadores, e foi resgatada de uma exposição de animais selvagens no Rio de Janeiro, depois de ser traficada por contrabandistas, diz a ‘BBC’. Ainda não se sabe ao certo como Tieta perdeu parte do seu bico, mas maus tratos por parte dos contrabandistas não estão descartados. Além disso, existe a possibilidade do tucano ter sido atacado por um animal maior.

Para comer, Tieta estava atirar a comida para cima, fazendo com que ela caísse em sua boca. No entanto, ela tinha sucesso apenas uma vez a cada três tentativas, relatou a BBC. Mas além dos problemas alimentares que a falta do bico em perfeitas condições estava lhe provocando, o pássaro também estava indefeso e completamente aberto a predadores.

Um projeto comandado pelo Instituto Vida Livre envolveu três universidades e utilizou o que há de mais recente na tecnologia para escanear, construir e imprimir em 3D o implante. A peça foi feita com plástico, e foi selada com um polímero especial feito com óleo de castor. Ao todo, a peça pesava apenas 4 gramas.

Tieta recebeu o novo bico no dia 27 de julho deste ano, depois de uma operação que tomou 40 minutos. A operação foi um sucesso, mas levou algum tempo para que o animal se acostumasse ao novo bico.

“Nós estávamos a alimentando com frutas e elas estava ignorando o novo bico. Mas quando oferecemos animais vivos, como vermes e baratas, ela se alimentou normalmente”, disse Roched Seba, diretor do Instituto Vida Livre. “Eu acredito que ela se alimentava desta forma antes de ter seu bico quebrado, então isso ativou uma memória.

Infelizmente, os especialistas acreditam que é improvável que Tieta volte a viver na selva, mas o animal terá um final feliz: ela poderá se alimentar de forma independente, bem como cuidar de filhotes que possa vir a ter no futuro.54