Dica de ‘concurseiro’ – Veja estas 7 dicas para otimizar os seus estudos!

Estudar e adquirir conhecimento são alguns dos principais pré-requisitos para uma vida bem sucedida. Esteja você na etapa acadêmica que estiver (escola, faculdade, pós-graduação) ou se preparando para um vestibular ou concurso público, estudar é sempre importante, e é algo que você nunca vai deixar de fazer na sua vida. Confira nessa lista seis dicas que podem lhe ajudar a tirar o melhor proveito dos seus momentos de estudo.

1 – Tenha seus objetivos sempre em mente

Será extremamente difícil estudar durante um período prolongado caso você não repita para você mesmo quais são os seus objetivos. Seja a aprovação no vestibular, a conquista da vaga em um concurso público ou tirar uma nota boa naquela prova da escola ou faculdade, você precisa saber o motivo pelo qual você está estudando. Dessa forma, fica mais fácil se concentrar e manter o foco naqueles momentos em que você desanima.

2 – Trabalhe com resumos

Muitos professores e ‘concurseiros’ costumam concordar que a elaboração de resumos é uma das formas mais eficazes de memorizar o conteúdo. Tente organizar de forma prática e direta os conteúdos que você aprendeu durante uma aula, ou leu em algum livro. Tendo em mãos um resumo bem elaborado, fica fácil buscar aquela informação com mais rapidez quando necessário, além de que, colocando as informações no papel, você está ajudando sua mente a memorizá-las.

3 – Tenha um ambiente específico para estudar

O ideal para que você consiga extrair dos seus estudos o maior conhecimento possível é ter um ambiente propício para isso. Ou seja, um lugar com boa iluminação, sem ruídos e que não sofra com a interrupção de outras pessoas. Evidentemente, um ambiente como esse é difícil de ser encontrado em casa, principalmente se você precisa dividir seu quarto com um irmão, ou mora com muitas pessoas. Por isso, muitos acabam optando ir para um parque ou biblioteca. Importante é tentar se distrair o mínimo possível enquanto estiver estudando.

4 – Estude assim que voltar da aula

Se você está fazendo algum tipo de curso preparatório, ou mesmo está na escola ou faculdade, é importante que seus estudos em casa aconteçam logo depois de você voltar da aula. Isso porque as informações que você recebeu ainda vão estar ‘frescas’ em sua cabeça, facilitando a memorização do conteúdo. Claro que isso não é uma regra para o sucesso, mas entre esperar até que você ‘esqueça’ tudo que aprendeu na aula, e aproveitar o embalo, se possível fique com a segunda opção.

5 – Mantenha-se longe de celulares, computadores e coisas que podem desviar sua atenção

Eu sei que você deixa seu smartphone do lado do caderno com a melhor das intenções – olhar apenas em caso de ’emergência’. Acontece que, mantendo ao seu lado coisas que podem lhe distrair durante os estudos, você está facilitando para que não obtenha os melhores resultados possíveis. Como você não vai estudar durante o dia inteiro (ou pelo menos fará pausas entre períodos de estudo) deixe o celular, o computador e a televisão para momentos em que você esteja realmente se distraindo, descansando.

6 – Participe de grupos de estudos

Uma das melhores formas de tirar dúvidas e trocar ideias enquanto sobre o conteúdo que você está estudando é entrando para um grupo de estudos. A maioria dos cursos preparatórios, escolas e faculdades possuem oficinas e grupos que reúnem estudantes e professores para sessões extra-classe de estudo. Aproveita ao máximo essas oportunidade para tirar suas dúvidas e aprimorar seu conhecimento sobre o tema que você está aprendendo.

7 – Faça intervalos a cada hora

É fato que o ser humano não consegue se concentrar em uma mesma atividade por muito tempo. Por isso, considere fazer algumas pausas a cada hora de estudo, para que você possa esfriar a cabeça e estar pronto, se for o caso, para continuar estudando.