Como ser mais criativo no Trabalho? Veja aqui as 5 Melhores dicas para melhorar sua criatividade no trabalho!

Se você quer saber como ser mais criativo no trabalho, então você veio ao lugar certo.

Ser mais criativo no trabalho é fundamental, principalmente para pessoas que trabalham com atividades menos analíticas e mais inspiradoras, como Design, escrita desenho, projetos arquitetônicos ou até mesmo peças publicitarias, por exemplo.

O maior inimigo de designer, escritor,  projetista ou de um publicitário é sem dúvidas a tela em branco… Afinal a parte mais difícil de uma atividade criativa é saber por onde começar.

Mas se este é o seu caso, então fique tranquilo! Pois se seguir essas dicas eu tenho certeza que você se tornará muito mais criativo no trabalho e consequentemente será mais produtivo também.

Bora para as dicas? Então, continue lendo.

1. Elimine as distrações no ambiente de Trabalho

A primeira dica para ser mais criativo no trabalho é eliminar tudo o que te distrai…

Sabe aquele seu amigo que te manda mensagem o dia inteiro pelo WhatsApp e te marca em todos os memes das redes sociais? Ele esta te impedindo de ser mais criativo no trabalho e você precisa evita-lo. (Pelo menos enquanto estiver trabalhando).

Por mais que seja rápida, uma simples olhadinha nas redes sociais para responder a um amigo, pode tirar toda a sua concentração e assassinar uma ideia que estava prestes a surgir.

Além disso, para ser mais criativo no trabalho, você  precisa evitar também as distrações no próprio ambiente de trabalho.

Quando for fazer uma atividade que exige ser mais criativo, se você precisa se concentrar e trabalhar em um local mais silencioso ajuda muito na hora de manter o foco.

Algumas formas de eliminar as distrações são:

  1. Procurar um local silencioso para trabalhar;
  2. Usar fones de ouvido que abafam o barulho externo;
  3. Bloquear notificações de apps e redes sociais;

Ou até mesmo se desconectar da internet e do celular enquanto estiver criando, se for possivel é claro!

Só esta dica ja vai te ajudar e muito a ser mais criativo no trabalho, mas vamos as outras…

2. Crie um segundo cérebro para armazenar novas ideias

Uma ideia é como um raio, as vezes ela cai numa velocidade estrondosa e se você não estiver atento ela some e não cai mais no mesmo lugar.

Por isso uma ótima dica para ser mais criativo no trabalho, é criar um segundo cérebro para guardar todas as boas ideias no momento em que elas surgem.

Você pode criar um caderno digital em um app como o Evernote ou simplesmente adotar o bom e velho bloquinho de notas de papel.

O importante é anotar as ideias em um local que você consiga organiza-las para consultar quando tiver que criar algo novo.

3. Alimente sua mente com boas inspirações

Nenhuma ideia surge simplesmente do nada… Lembre-se de que uma ideia é resultado de um conjunto de informações que se conectam dentro da sua cabeça. Então se você quer ser mais criativo no trabalho, você deve nutrir a sua mente com boas inspirações.

Se você é um designer de interiores por exemplo e quer ser mais criativo na hora de desenhar um projeto, antes mesmo de começar, faça uma ampla busca e consulte os projetos mais bem sucedidos e anote os pontos fortes e fracos dos mais relevantes. Fazendo isso, você estará colocando em sua mente as informações necessárias para o surgimento de uma boa ideia.

4. Pratique meditação regularmente

A pratica de meditação ajuda a melhorar a percepção das coisas e também estimula a criatividade. Se você quer ser mais criativo, então esta é uma dica fundamental.

E para começar a fazer a pratica de meditação é muito simples, se você nunca meditou antes, saiba que você não precisa começar sozinho, existem vários vídeos youtube de meditação guiada, onde um instrutor vai de guiando no processo ajudando a você manter o foco e concentração.

Além dos vídeos no youtube, você pode optar por baixar um app chamado HeadSpace, ele tem diversos tipos de meditação guiada para quem esta começando.

5. Não se cobre tanto.

A criatividade é algo muito importante, mas não existe uma ciência exata para ser mais criativo. Então, não fique pilhado com isso… Apenas aplique as dicas anteriores e relaxe!

A criatividade é um processo, e uma ideia nasce de dentro para fora, mas se você ficar forçando as ideias a única coisa que vai conseguir é uma dor de cabeça no final do dia.

Gostou dessas dicas de como ser mais criativo no trabalho? Então compartilhe com seus amigos e não deixe de seguir as redes sociais do Curingo.com

Veja também: