Um novo tipo de condição climática foi descoberto em uma parte especifica do planeta Terra, os cientistas da União Geofísica Americana estão chamando o fenômeno de lagos atmosféricos.
Estes lagos atmosféricos são um tipo único de tempestade que ocorre no oeste do Oceano Índico e segue em direção a África.
Diferente da maioria das tempestades que são criadas por um vórtice – os lagos surgem a por meio de concentrações de vapor de água densas o suficiente para produzir chuva.
De acordo com os cientistas, esses Lagos Atmosféricos são muito parecidos com os Rios Atmosféricos, que são faixas estreitas de umidade densa. A diferença é que os Lagos Atmosféricos são menores, de movimento mais lento e se destaca do sistema meteorológico que o cria.
“Esses corpos de vapor às vezes se deslocam para o oeste ao longo da costa leste da África, trazendo chuva para aquela área semi-árida”, explica um resumo da pesquisa , apresentado no Encontro de Outono de 2021 da União Geofísica Americana.
“Em contraste com os ‘rios atmosféricos’ de vapor que carregam chuva, que são contíguos da fonte à costa em um instante, chamamos esses corpos d’água desconectados e à deriva de ‘lagos atmosféricos’.”
Como existem em uma região equatorial, onde a velocidade do vento é mais baixa, os lagos atmosféricos podem produzir tempestades com duração de até 27 dias.
Nos últimos cinco anos, foram descobertos cerca de 17 lagos atmosféricos com duração superior a 10 dias.
Uma equipe está sendo formada para realizar um estudo completo sobre o fenômeno. Uma das questões que os pesquisadores estarão analisando é por que os lagos atmosféricos se destacam dos padrões rio-lago dos quais se formam – é possivelmente devido aos padrões gerais do vento atmosférico, ou talvez devido aos ventos autopropelidos produzidos internamente.
A pesquisa foi apresentada no 2021 Fall Meeting da American Geophysical Union.
VEJA TAMBEM
- A sonda da NASA de quase US $ 1 bilhão dólares acaba de enviar novas imagens deslumbrantes de Júpiter
- Essa qualidade nos homens é a que as mulheres mais gostam, segundo a ciência
- Descoberta de 10 mil anos e 15 toneladas feita pelo homem te deixará espantado!
- Arqueólogos escavam antigo cemitério medieval e encontram sepultura bizarra (Não era Humano)