Campo de gás supergigante é encontrado no mar mediterrâneo

Um campo de gás classificado como “supergigante” foi detectado ao largo da costa do Egito. Este campo é o maior conhecido no Mediterrâneo, quase duas vezes tão grande quanto o antigo recordista.

A descoberta foi feita pelo grupo italiano de energia ENI. O campo de gás – uma caverna sob a superfície da Terra que é rica em gás natural – é facilmente o maior do mar Mediterrâneo, de acordo com a ENI. A descoberta é significativa, uma vez que o gás pode ser extraído a partir do solo e usado como combustível.

A conclusão vem a partir de uma mistura de atividade sísmica e dados a partir de um poço descoberto que tem 1.450 metros de profundidade. Acredita-se que o campo contenha cerca de 850 bilhões de litros de gás.

O campo de gás que mantinha este título até agora era um localizado em Leviathan, ao largo da costa de Israel. Estima-se que tenha 450 bilhões de metros cúbicos, mas isso ainda é pouco – mais da metade do tamanho do campo mais novo.

A ENI declarou que “este sucesso exploratório dará uma grande contribuição no sentido de satisfazer a procura de gás natural do Egito por décadas”.

Naturalmente, já existem planos para como este gás natural será usado. O porta-voz Hamdi Abdelaziz comentou que “o governo egípcio está muito feliz com este achado”, e que o gás extraído só será utilizado para o consumo doméstico.

“Esperamos que se torne auto-suficiente em 2020”, disse ele, um comentário que vai trazer alívio para o país, que tem vindo a sofrer interrupções de energia devido a uma escassez de petróleo e gás.