Asteroide que está vindo na direção da terra parece uma caveira

A NASA o chamou de “grande abóbora.” Outros o chamaram de “assustador”. Mas esta imagem de um enorme asteroide fazendo um voo rasante no Halloween se parece muito com um crânio, e é realmente assustador.

A imagem de radar do asteroide 2015 TB145 foi capturada por cientistas usando o Observatório de Arecibo, em Porto Rico. Ela mostra uma vista de um asteróide com uma superfície irregular, com depressões nas regiões que lhe dão a aparência de um crânio humano.

A imagem é uma ilusão de ótica, é claro, criada pela pareidolia, fenômeno pelo qual o cérebro humano percebe formas e padrões que não estão realmente lá. Esta visão é, na verdade, apenas uma das várias imagens de 2015 TB145 que o mostra girando no espaço, com uma superfície furada marcado pelo tempo.

“As características claras e escuras são indicação de irregularidades da superfície,” James Richardson, cientista do Radar Planetary Group of Universities Association, disse em um comunicado. “Por exemplo, a característica central escura pode ser uma grande depressão circular, possivelmente, uma cratera de impacto.”

Não se preocupe! O asteroide 2015 TB145 passará com segurança pela Terra a uma distância de cerca 480.000 quilômetros, cerca de 1,3 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Observações de radar do asteroide mostraram que ele é maior do que o esperado – tem 600 metros de largura – e tem uma rotação de 5 horas horas. O asteroide está acelerando através do espaço 126.000 km/h.

O sobrevôo é o mais próximo para um grande asteróide até agosto de 2027, proporcionando uma boa oportunidade para os cientistas estudarem um astero1ide de perto.