9 benefícios da cenoura para a saúde

Esqueça as pílulas de vitamina A. Com este vegetal laranja, você obterá vitamina A e uma série de outros benefícios para a saúde, incluindo uma pele bonita, prevenção ao câncer e até mesmo retardará o envelhecimento. Conheça estes 10 benefícios que a cenoura pode trazer à sua saúde.

1. Melhora a visão
Afirmar que a cenoura “faz bem para os olhos” é um dos poucos acertos do senso comum. As cenouras são ricas em betacaroteno, que é convertido em vitamina A no fígado. Na retina, a vitamina A é transformada em rodopsina, um pigmento necessário para visão noturna.

O betacaroteno também protege contra a degeneração muscular e catarata. Um estudo descobriu que pessoas que comem grandes quantidades de betacaroteno tinham 40% menos chances de sofrer uma degeneração macular do que os que consumiam pouco.

2. Ajuda a prevenir o câncer
Estudos têm provado que a cenoura reduz o risco de câncer de pulmão, mama e cólon.

O falcarinol é um pesticida natural produzido pela cenoura que protege a raiz de doenças causadas por fungos. As cenouras são uma fonte natural deste composto. Um estudo mostrou que o risco de câncer era 1/3 menor em ratos que comiam cenoura.

3. Retarda o envelhecimento
O alto nível de betacaroteno em cenouras atua como antioxidante nas células, revertendo os danos causados pelo metabolismo. Ele ajuda a retardar o envelhecimento das células.

4. Ajuda a ter uma pele saudável
A vitamina A e antioxidantes protegem a pele dos danos do sol. Deficiência de vitamina A causa ressecamento na pele, cabelos e unhas. A vitamina A previne rugas prematuras, acne, manchas, tom de pele irregular e a pele seca.
5. Atua na prevenção de infecções
Cenouras são conhecidas por prevenir infecções. Elas podem ser usadas em cortes, seja ralada e crua ou cozida em purê.

6. Previne doenças cardíacas
Estudos mostram que dietas ricas em carotenoides são associadas a um risco menor de doenças cardíacas. Cenouras não possuem apenas betacaroteno, mas também alfacaroteno e luteína.

O consumo regular de cenoura também reduz os níveis de colesterol.

7. Limpa o corpo
A vitamina A auxilia o fígado a filtrar toxinas do corpo. Ela reduz a gordura no fígado. A fibra presente na cenoura ajuda a limpar o cólon e acelerar o movimento de resíduos.

8. Protege os dentes e gengivas
A cenoura limpa sua boca e dentes. Ela raspa a placa e partículas de alimento, além de estimular as gengivas e provocar uma grande quantiadde de saliva, o que equilibra as bactérias formadoras de ácidos.

9. Impede o acidente vascular cerebral
Segundo um estudo da Universidade de Harvard, as pessoas que comeram 5 ou mais cenouras por semana eram menos propensos a sofrer um derrame do que aqueles que comiam apenas uma cenoura ou menos por mês.

Depois disso tudo, a cenoura parece ainda mais atraente, não acha?