Manual da Vida

5 dicas para ser mais criativo no trabalho

1. Deixe o e-mail um pouco de lado

Sabe aquele seu colega de trabalho que você não sabe nem que cara tem, mas troca e-mail diversas vezes ao dia? Experimente levantar o telefone do gancho ou caminhar até a mesa dele para dar um “oi” e conversar sobre aquela decisão que, juntos, vocês poderiam tomar em minutos – mas demandaria dezenas de e-mails para que ambos chegassem a uma conclusão.

 

2. Mantenha suas reuniões curtas

Se esse é o segredo da produtividade ninguém sabe, mas certamente é o segredo para manter o foco. Para isso, convide apenas as pessoas que realmente tem alguma coisa a contribuir para a reunião e evite esperar pelos atrasadinhos – comece a reunião sem eles, caso não sejam capazes de chegar no horário.

3. Tenha sempre algo a dizer

Ao receber um cliente, é importante lembrar que você estará concorrendo com seus smartphones, tablets e até com tudo aquilo que anda na cabeça deles… Por isso, é importante mantê-los envolvidos – e a melhor maneira para isso é ter sempre algo relevante a dizer. Em reuniões com mais pessoas, o ideal é que todos possam participar, comentando os aspectos mais importantes.

4. Evite que o “trabalho” atrapalhe o bom trabalho

E isso significa, mais precisamente: saia da frente do computador. Toda sua equipe já está almoçando um sanduíche com os olhos vidrados no monitor e a maior parte já considera que as horas extras são normais. A má notícia é: não há criatividade que resista a 10 horas de trabalho contínuo. Permita-se dar a volta na quadra, almoçar fora ou mesmo sair do escritório para ter uma conversa em particular ao telefone.

5. Confie na opinião de seus colegas

Horas e horas olhando para uma página em branco não vão te levar a lugar nenhum. Ao invés disso, quando estiver com dificuldades para começar – ou terminar – um projeto, não hesite em pedir a ajuda de seus colegas. Muitas vezes, quem olha de fora tem ótimos insights sobre o assunto que você poderia ter deixado que passassem despercebidos