1 – Nação conquistadora
O Império Português foi um dos maiores conquistadores de terras da história antiga. Ao todo, Portugal já teve domínio sobre territórios de 53 países diferentes – a grande maioria na África.
2 – Língua espalhada pelo mundo
Por conta do tamanho continental do nosso país, o Brasil concentra a grande maioria dos falantes da língua portuguesa. No entanto, um total de 9 países adotam a língua como oficial: Brasil, Portugal, Moçambique, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial. Além disso, duas localidades utilizam a língua de forma não-oficial: Macau (na China) e Goa (na Índia).
3 – Riqueza que não resistiu aos anos
Portugal já foi o país mais rico do mundo, principalmente por conta das riquezas retiradas de solo brasileiro. No entanto, não soube investir corretamente suas finanças desde o período da Revolução Industrial, e acabou perdendo sua importância financeira no cenário europeu. Hoje, é um dos países mais imersos em crise e dívidas no Velho Continente.
4 – Origem dos sobrenomes
Muitos sobrenomes portugueses, como o ‘Silva’ por exemplo, foram adotados pelos europeus quando chegavam ao Brasil para manter o anonimato. Muitos não queriam responder pelo nome que possuíam em Portugal, por diversos motivos, e acabavam optando por nomes comuns. Além disso, os escravos que os portugueses ‘adquiriam’ herdavam esses nomes, o que explica a grande quantidade de pessoas que possuem esses nomes hoje em dia.
5 – Origem do termo ‘Luso’
Os portugueses por muitas vezes são chamados de ‘lusitanos’ por conta da Lusitânia (nome recebido pela região que hoje abriga Portugal na antiguidade). Lá, habitava o povo lusitano, em um período que antecedia o Império Romano.