22 fatos sobre a pena de morte que você não sabe (ainda)

A pena de morte é uma forma milenar de punir os indivíduos considerados criminosos pela lei, moral, ética ou crença de uma civilização. Ao longo do tempo, muitas nações modernas já aboliram essa prática, mas alguns países como os Estados Unidos, China, Egito, Arábia Saudita, entre outros, ainda concedem pena de morte para alguns tipos de crime. Confira na lista abaixo 22 fatos interessantes sobre essa prática.

1 – Um estudo sugere que 1 a cada 25 pessoas que recebem pena de morte nos Estados Unidos é inocente.

2 – A última contagem de mortos desde a volta da pena de morte nos Estados Unidos (em 1976), foi realizada em dezembro de 2014 e dava conta de 1394 execuções.

3 – O Reino Unido proibiu a pena de morte em 1950, e um dos principais motivos foi a execução de um homem que supostamente teria matado sua esposa – mas acabou provando sua inocência.

4 – O tráfico e a posse de drogas em Singapura são punidos com execução.

5 – Executivos de empresas chinesas podem ser sentenciados à morte se comprovadamente cometerem alguma fraude.

6 – Na Coreia do Norte, você pode receber pena de morte se for visto assistindo filmes sul-coreanos, distribuindo pornografia ou até mesmo se você tiver uma bíblia.

7 – O Sudão ainda usa a crucificação como uma forma de execução a seus criminosos.

8 – A China é o país que mais executa pessoas em todo o mundo. Lá, se observa quatro vezes mais execuções do que em todo o resto do mundo somado.

9 – Em 1944, os Estados Unidos executaram um garoto afro-americano de 14 anos, depois de um julgamento de apenas duas horas com praticamente nenhuma evidência.

10 – A Arábia Saudita já executou duas mil pessoas desde 1985;

11 – No século 16, a Inglaterra punia a vadiagem com dois anos de servidão na primeira instância e pena de morte na segunda.

12 – Troy Leon Gregg conseguiu escapar do corredor da morte na Geórgia, uma noite antes da sua execução. No entanto, na mesma noite, ele acabou morrendo em uma briga de bar.

13 – Em 2005, uma companhia chinesa utilizou a pele de pessoas executadas para desenvolver produtos de beleza que foram vendidos na Europa.

14 – O fundador da agência de publicidade Wieden+Kennedy, Dan Wieden, admitiu que o slogan ‘Just do It’, da Nike, foi inspirado nas últimas palavras de Gary Gilmore, executado em 1977 nos Estados Unidos.

15 – O ateísmo pode ser punido com pena de morte em 13 países.

16 – 103 países já proibiram a pena de morte.

17 – O primeiro país moderno a abolir a pena de morte para todos os tipos de crimes foi a Venezuela, em 1863.

18 – Historiadores dizem que no Egito Antigo quem matava (mesmo que forma acidental) um gato poderia ser punido com execução.

19 – 150 pessoas que receberam pena de morte foram depois julgadas inocentes e liberadas a tempo nos Estados Unidos.

20 – 84% das pessoas entrevistadas em uma pesquisa realizada no Egito dizem que a pena de morte deve ser aplicada em pessoas que abandonam o Islã.

21 – Na Roma Antiga, um tipo de execução, conhecido como Poena cullei, consistia em prender um criminoso dentro de um saco, junto com um cachorro, uma cobra e um galo. O saco era posteriormente atirado na água. Esse tipo de punição era aplicado a pessoas que cometiam parricídio.

22 – Tortas e sorvetes estão no topo das últimas refeições solicitadas pelos criminosos no corredor da morte.