17 coisas que você deveria saber sobre pessoas narcisistas… HAJA PACIÊNCIA!

É provável que você conheça algum narcisista. Mas às vezes os sinais de narcisismo são bastante sutis, e nem sempre são tão óbvios como representações de mídia querem nos fazer crer. E sim, é possível ter alguns traços de narcisismo sem ter um completo transtorno de personalidade narcisista diagnosticado clinicamente, que é quando o narcisismo passa a ter um sério impacto negativo sobre a vida cotidiana e as relações.

1. Eles são simpáticos – pelo menos, à primeira vista.

Os narcisistas tendem a ser bons em primeiras impressões, e ao conhecer uma nova pessoa eles tendem a ser muito carismáticos e afáveis, e é por isso que eles geralmente se dão muito bem em entrevistas de emprego. “Muitas vezes, a imagem que você vê de alguém que é narcisista no início poderia ser muito positiva, mas por um longo prazo, acaba sendo negativa”, diz Keith Campbell, Ph.D., chefe do Departamento de Psicologia da Universidade da Geórgia, EUA.

2. Nem todos os narcisistas são sociáveis e orgulhosos. Na verdade, alguns são quietos e tímidos.

Enquanto pessoas sociáveis e extremamente orgulhosas fazem o retrato típico de alguém narcisista, eles realmente podem ser calmos e reservados. Zlatan Krizan, Ph.D., professor associado do Departamento de Psicologia da Universidade de Iowa, explica que há realmente dois tipos de expressões de narcisismo: grandiosos, que é onde a vanglória é exibida, e tímidos, onde um pessoa pode não ser tão franca.

Isso não quer dizer que os narcisistas sejam sempre extremamente sociáveis ou tímidos. A maioria dos narcisistas se encaixa em algum ponto entre esses dois extremos.

3. Eles podem ser encontrados em papéis de liderança.

Não que isso os tornem bons líderes, observa Jean Twenge, Ph.D., professor do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de San Diego. Mas narcisistas muitas vezes se encontram em posições de liderança, porque “as pessoas que são narcisistas querem ser líderes e se sentem mais importantes que as demais. Elas não são necessariamente melhores líderes, mas eles querem ser, por isso elas são mais propensas a acabar nessas posições.”

4. Eles sempre conseguem desviar a conversa para assuntos sobre si mesmo

“Você poderia começar a falar com uma pessoa que você tem câncer, e muito em breve ela estará falando sobre seu novo carro”, explica Campbell.

5. Eles gostam de fazer “name-dropping”

Narcisistas gostam de falar sobre pessoas famosas que conheceu, muitas vezes fingindo conhecê-las melhor do que conhece, a fim de parecer mais importante e especial.

6. Nem todas as histórias que um narcisista diz são sobre vitórias. Mas, mesmo nas histórias de tragédia ou fracassos, há um ar de vitimização.

Os narcisistas, muitas vezes, contam histórias sobre si mesmos – às vezes repetindo a mesma história várias vezes – e muitas vezes, a história será sobre uma instância de heroísmo pessoal. Mas mesmo quando a história é de algo negativo que aconteceu, nunca vai ser culpa do narcisista. Há uma “vitimização emocional”, explica Krizan. Ainda há um ar de auto-referência “sobre não ser compreendido ou pessoas que não reconhecem o seu valor. É sobre mim e como eu sou grande”, mas outros não estão percebendo isso.

7. Eles gostam de coisas caras e legais.

Nós não estamos dizendo que todas as pessoas consumistas ou materialistas são narcisistas, ou vice-versa. Mas um dos traços característicos do narcisismo é o desejo de exibir status elevado, e isso muitas vezes é feito com itens materiais.

8. A aparência é tudo para eles.

Os narcisistas não são necessariamente mais atraentes do que outras pessoas, mas eles “cuidam de sua aparência como se fosse a coisa mais importante do mundo”, diz Twenge. Nem todo mundo que faz questão de cuidar de sua aparência é um narcisista, acrescenta, mas “pode ser um bom indicador”.

9. No Facebook, eles têm muitos amigos – e nenhuma história ruim.

“As pessoas que são narcisistas usam a rede social para manter o status, e assim elas tendem a ter fotos mais atraentes e mais ‘amigos’”, explica Campbell.

10. Eles são fortemente avessos à críticas.

Embora ninguém possa dizer honestamente que goste de receber críticas, as pessoas com narcisismo são hiper-sensíveis a opiniões negativas, diz Krizan.

11. As desculpas são o melhor amigo de um narcisista.

Os narcisistas tendem a exteriorizar a culpa, prendendo a culpa em todos, mas não em si mesmos. “Eles são bons em dar desculpas e não tomar o crédito para erros que eles cometem”, diz Campbell.

12. Eles deixam um rastro de destroços por trás deles.

Será que essa pessoa tem um histórico de relacionamentos ruins e experiências de trabalho? Considere uma bandeira vermelha. Com CEOs narcisistas, por exemplo, você vai ver que “eles podem ter tido uma empresa e a arruinou, partindo para outra”, explica Campbell. “Nos relacionamentos, eles podem ser infiéis, destruindo esse relacionamento, e, em seguida, passando para outro.”

13. E, nesse sentido, eles são mais propensos a trair.

Isso porque um narcisista não vai colocar os sentimentos do parceiro acima de seu próprio. Há também o aumento da auto-estima inegável que vem quando você descobre que outra pessoa – mesmo que essa pessoa não seja seu parceiro – é atraída por você. Juntos, esses dois elementos ajudam a explicar por que a infidelidade pode ser mais comum entre os narcisistas, diz Campbell.

14. Tudo é pessoal.

Particularmente nos narcisistas mais silenciosos, pode não haver sinais evidentes de auto-referência e promoção. Mas há defensiva e reativa raiva se eles não são reconhecidos ou se eles não podem obter o seu caminho. “Se você fizer algo [para o narcisista] que ele não gosta, isso significa que você está contra ele ou você não o entende”, explica Krizan.

15. Uma pessoa narcisista provavelmente não tem ideia que ela é narcisista.

“O narcisismo em si é uma espécie de golpe duplo, não só porque você tem distúrbios ou acredita que você é especial de alguma forma mais do que outros, mas porque essas coisas em si vão impedir que você veja que você tem esses problemas”, diz Krizan . Nos narcisistas mais tímidos, eles podem experimentar sintomas de depressão ou ansiedade, e essas coisas podem estimulá-los a buscar ajuda profissional. Mas “os que não são, porque se sentem superiores ou porque podem até ter sucesso inicial, jamais vão procurar tratamento, pois se consideram ‘perfeitos’.

16. Você deve recorrer à lisonja apenas para manter a paz com um narcisista.

Embora a melhor maneira de lidar com um narcisista seja evitá-lo, há certas circunstâncias em que você não tem escolha a não ser lidar com ele, diz Twenge. Talvez o narcisista seja um membro da família, ou talvez seja o seu chefe. Nestes casos, a bajulação é a melhor maneira de evitar conflitos.

17. Os homens são mais propensos a ser narcisistas do que as mulheres.

E o nível de narcisismo é maior nos dias atuais do que nas gerações anteriores em idades semelhantes, Twenge acrescenta. Algumas profissões ou culturas têm mais narcisistas que outras – mas mais estudos precisam ser feitos para determinar isso.