Você usa fones de ouvido? Veja 5 cuidados pro seu fone durar mais e manter a qualidade do áudio



Companheiros nos mais variados momentos (desde a academia até a hora de dormir), os fones de ouvido estão presentes na rotina de praticamente todos os apaixonados por música. Alguns mais baratos, outros custando quase o mesmo preço que um smartphone, são febre internacional e certos modelos são inclusive acessórios de moda. No entanto, existem alguns cuidados aos quais muitas pessoas não atentam durante a utilização desses acessórios. Confira nessa lista cinco cuidados que você deve ter com seus fones de ouvido para aumentar sua durabilidade.

1 – Normalmente, os fones de ouvido são frágeis e demandam manuseio com cuidado

Principalmente se o seu acessório é de qualidade um pouco inferior, os fios podem ser mais frágeis e facilmente arrebentados caso você utilize de força durante seu manuseio. Por isso, é essencial que você não os puxe com força, tente desenrolá-los (caso fiquem enodados) com agressividade e etc. Qualquer dano causado aos fios do acessório podem fazer com que ele pare de funcionar corretamente.

2 – Não os utilize na rua em dias de chuva
Pode parecer óbvio, mas não é recomendável que você utilize seus fones de ouvido na rua em dias chuvosos. Isso porque a água (que provavelmente irá encharcar sua cabeça e, consequentemente, os fones de ouvido) pode causar problemas ao seu funcionamento.

3 – Para correr ou praticar exercícios, prefira fones de ouvido mais simples e sem espumas
Durante o exercício físico nós transpiramos muito, o que gera uma grande quantidade de umidade em nossas cabeças, o que pode ser uma grande desastre se você estiver utilizando um fone de ouvido muito grande e revestido com espumas e materiais semelhantes. Para esse tipo de tarefa, prefira fones de ouvidos in-ear (daqueles que ficam dentro do ouvido, e são bem menores), pois apesar de também correrem o risco de serem danificados, este é bem menor.

4 – Tome cuidado ao guardar seu acessório
Por se tratarem de utensílios quase descartáveis em alguns casos, as pessoas costumam guardar os fones de ouvido “de qualquer jeito”. Entretanto, se você investiu um pouco mais pesado no seu acessório, é melhor você tomar um pouco mais de cuidado e não colocá-lo no bolso de qualquer jeito, ou deixar que ele fique enodado. A maioria dos fones mais caros já vêm acompanhados com bolsas específicas onde podem ser guardados com segurança.

5 – Não desconecte o acessório puxando-o pelo cabo
Esse é um erro muito comum entre os usuários de fones de ouvido. Você vai encerrar sua utilização e desconecta o fone com puxando seu cabo. Isso, entretanto, pode danificar seus fios e causar mau funcionamento, diminuindo sua vida útil. Por isso, sempre desconecte seus fones de ouvido puxando diretamente no conector, com cuidado.


como manter a durabilidade do fone de ouvidocomo não estragar fones de ouvidofones de ouvido