Você sabia? Fede-fedes podem escolher a cor de seus ovos



Na natureza, a sobrevivência da espécie depende diretamente da maneira como as mães cuidam de seus filhotes. E no objetivo de proteger seus descendentes, a prática de trocar a cor dos ovos pode ser muito efetiva. Ovos camuflados mantêm os embriões longe de ladrões, e protegidos da radiação UV. De acordo com um estudo da ‘Current Biology‘, as fêmeas defede-fede podem “escolher” a cor de seus ovos com base na quantidade de luz que é refletida em uma superfície.

O inseto em questão, Podisus maculiventris, é muito comum em campos, jardins e até mesmo dentro de casas. Paul Abram, da Universidade de Montreal, realizava experimentos com esses insetos, onde os utilizava como hospedeiros para vespas parasitárias. Foi assim que ele percebeu que no jornal localizado abaixo dos insetos, apareciam ovos escuros em cima de quadrados escuros de um jogo de cruzadas, enquanto ovos brancos apareciam em cima de quadrados brancos. Depois de realizar alguns experimentos, ele obteve os mesmos resultados.

“Nós fizemos uma série de experimentos para determinar se as fêmeas controlavam a cor dos olhos ou se eles mesmo respondiam à luz”, disse Abram. “O que descobrimos é que a cor é influenciada pela maneira como a fêmea percebe a quantidade de luz refletida em uma superfície abaixo e pela quantidade de luz vinda de cima”, explicou.

Ele e seus colegas também conduziram experimentos utilizando plantas de soja para ver onde os ovos de diferentes cores eram colocados. Ovos mais escuros, que são mais protegidos da radiação UV, são deixados no topo das folhas. Como as folhas são bons filtros de UV, os ovos deixados no topo precisam de mais luz solar.

Além disso, os cientistas descobriram que os ovos não são “coloridos” pela melanina – o pigmento que é responsável pela diferença de cores em nossa pele e cabelo – mas sim por outro pigmento, ainda desconhecido pelos cientistas.


Fede-fedes podem escolher a cor de seus ovos