Você DEVE tampar a câmera do seu computador IMEDIATAMENTE!



Equipamentos eletrônicos estão ficando cada vez mais sofisticados. Os nossos laptops, tablets e smartphones são equipados com excelentes câmeras de foto e vídeo, que permitem fazer bonitas selfies ou ajudar na comunicação pelo Skype com seus amigos. No entanto, o progresso tem um outro lado…

Recentemente, há mais rumores de que invasores podem usar a webcam para obter informações valiosas. Na verdade, os hackers experientes podem entrar em quase qualquer dispositivo e vê-lo com o seu mesmo laptop, tablet, e até a frente a câmera do smartphone.
Como eles fazem isso?
Depois de ganhar acesso ao seu computador através de um Trojan que permite total controle do seu computador, o criminoso pode ativar sua webcam a qualquer momento ou ouvir o áudio do microfone do computador.

Temendo a vigilância, mais e mais pessoas estão tampando a “webcam”. Até mesmo o diretor do Federal Bureau of Investigation (FBI), James Comey, admitiu em entrevista que selou com uma película opaca sua câmera do laptop, seguindo o exemplo de seus colegas mais experientes.

Claro, o chefe do FBI têm algo a temer. Afinal, ao lado de seu computador, muitas vezes estão documentos oficiais que se enquadram no campo de visão e podem ser usados por hackers. Por que os cidadãos comuns devem se proteger?

De acordo com um estudo realizado na Rússia pela “Kaspersky Lab”, 52% dos entrevistados têm medo de serem vigiados, 26% tampam as câmeras de seus computadores, e 5% dos entrevistados até cobrem a câmera frontal de seus telefones.

Muitas vezes, os fraudadores utilizam as imagens recebidas como chantagem, principalmente se eles conseguem pegar a vítima de forma indecente (normalmente enquanto veem sites pornográficos).

Os criminosos mais experientes seguem as vítimas para vários outros fins. Acontece que, de acordo com o mesmo estudo, algumas pessoas são tão descuidadas que deixam perto do computador papeis onde estão escritas todas as suas senhas, incluindo as de contas bancárias.

A demanda cria a oferta, por isso, muitas empresas têm lançado no mercado um forro de plástico especial para cobrir a webcam. No entanto, especialistas em segurança aconselham a não relaxar, porque os criminosos podem obter informações valiosas de outras formas.


pra que tampar a webcamquais os perigos de deixar a webcam ligadatapar a webcam