Você com certeza já viu essa foto. Mas sabe como essa menina está hoje?



Recentemente, ela enfrentou uma situação complicada com a rede social Facebook. A rede social, de acordo com Kim, proibiu temporariamente a imagem, por apresentar nudez.

Tudo começou quando a rede social censurou a fotografia, que havia sido publicado no perfil do escritor norueguês Tom Egeland – retirando-a e suspendendo a conta do escritor. Quando o diretor do jornal Nettavisen criticou a postura do Facebook, postando a foto novamente, também teve sua conta bloqueada.

Isso desatou certa ira em toda a Noruega, incluindo a primeira ministra do país nórdico, Erna Solberg, que não gostou da forma como a rede social estava censurando a imagem que simboliza barbárie da guerra do Vietnam.

A foto, tirada em 8 de junho de 1972 pelo fotojornalista Nick Ut, da Associated Press, mostra Phuc com 9 anos de idade gritando após o ataque de Napalm. A fotografia, ganhadora do prêmio Pulitzer, se converteu em um símbolo dos horrores da guerra. De acordo com fotógrafo, era possível ver pedaços da pele da garota caindo à medida em que ela corria. Para muitos, a imagem foi motivou o final da guerra.

Hoje com 53 anos, Phuc vive no Canadá e recebe tratamentos à laser para curar as cicatrizes deixadas pelo ataque. Ela é mentora e embaixadora da boa vontade das Nações Unidas, e todos os anos roda o mundo contando sua história de sobrevivência para conscientizar as pessoas sobre a brutalidade das guerras.


guerravietnan