Tem medo de aranha? Fique tranquilo, essa aqui além de ser venenosa também consegue voar



Àqueles que sofrem com aracnofobia, uma notícia muito ruim. Os pesquisadores descobriram uma aranha que pode voar. Guiando-se com seus antebraços, as aranhas de grande porte do gênero Selenops podem realizar voos médios quando passam de um galho para outro, ou algo semelhante.

O novo estudo sobre essa espécie, publicado essa semana, documenta a descoberta inesperada, já que aranhas não têm um histórico de voar. Como essa prática se tornou comum entre essa espécie ainda é um mistério, mas o fato de galhos de árvores serem mais seguros que o solo da floresta, pode ser uma boa hipótese, dizem os pesquisadores.

Os cientistas descobriram a ‘aranha voadora’, que pertence ao gênero Selenops (Selenopidae), enquanto estudavam uma série de insetos que eram capazes de realizar voos planados, e faziam testes muitos simples – jogavam os animais de uma altura considerável. Esses experimentos permitiram que eles descobrissem quantas espécies de insetos poderiam controlar voos planados, desde louva-a-deus até gafanhotos. Eles também encontraram espécies de formigas que desenvolveram essa habilidade.

O mais apavorante para nós, do Brasil, é que essas aranhas vivem nas florestas da América do Sul. Então, da próxima vez que você for visitar a Amazônia, considere tomar cuidado com aranhas voadoras.


aranhaaranha que voaaranha venenosa