Skynet? Robô mata funcionário em fábrica da Volkswagen



A montadora Volkswagen confirmou a morte de um funcionário, que fora prensado por um robô em uma das bases de produção. A vítima tinha 22 anos de idade, era alemão, e estava instalando um robô programado a realizar uma série de atividades na junção de partes dos veículos, agarrando e manipulando peças.

Enquanto trabalhva, em Baunatal, o funcionário foi agarrado pelo robô e pressionado contra uma placa de metal. Apesar dos esforços tomados para encaminhá-lo ao hospital, o homem acabou falecendo nas dependências médicas. Por motivos evidentes, a identidade do funcionário foi mantida em sigilo.

De acordo com o portavoz da Volkswagen, Heiko Hillwig, o incidente foi ocasionado por erro humano – e não por uma possível “fúria robótica”. Hillwig diz que o funcionário em questão foi contra o procedimento padrão, e estava manipulando a máquina fora da zona de segurança normalmente obedecida pelos trabalhadores da fábrica. No momento da fatalidade, outro funcionário, que não se feriu, estava presente.

As autoridades alemãs ainda trabalham no caso, e o funcionário que testemunhou a tragédia não quis revelar maiores detalhes enquanto as investigações ainda estiverem correndo.


roborobô mata funcionário da VWskynet