Rara anta albina é vista em floresta brasileira



Os rumores de uma anta puramente branca não são poucos entre aqueles que vivem na região da Mata Atlântica, no Brasil, e foram suficientes para colocar em ação o fotógrafo da National Geographic Luciano Candisani. O albinismo é extremamente raro na natureza, desde que o traço coloca os indivíduos em situação de desvantagem, por exemplo, devido a má visão e uma falta de camuflagem. Assim, Candisani estava ansioso para ver se o boato era verdade.

O fotógrafo empacotou seus pertences e se dirigiu a um ponto em que o animal tinha sido alegadamente visto. Ao invés de esperar a noite toda, Candisani decidiu criar uma armadilha fotográfica que tira uma foto automaticamente de qualquer animal que passa. E é graças a isso que agora temos o primeiro relato de fotografia de uma anta albina brasileira.

“Meu coração acelerou quando, ao rever as fotos de uma noite, a anta branca apareceu de repente em uma delas,” Candisani disse ao National Geographic.

As antas podem ser parecidas com um cruzamento bizarro entre um tamanduá e um porco, mas esses herbívoros são na verdade parentes próximos de rinocerontes e cavalos. Uma das características mais marcantes destes animais é o seu tronco carnudo e tromba flexível, que é formada a partir do lábio superior e nariz. Isto é usado para tirar folhas ou pegar pedaços de frutas. Na verdade, existem quatro espécies de anta, todas as quais são noturnas e crepusculares (ativas durante o crepúsculo), exceto a anta da montanha, que é ativa durante o dia.

A anta-brasileira (Tapirus terrestris) fotografada por Candisani é encontrada em uma ampla gama de florestas e habitats úmidos na América do Sul. Estes animais solitários e tímidos são geralmente bastante raros, mas podem ser localmente comuns em algumas áreas.

As antas são críticas para os ecossistemas florestais, uma vez que seus excrementos ajudam a dispersar as sementes, mas, infelizmente, as populações de antas estão diminuindo por causa da perda de habitat, caça ilegal e concorrência com animais domésticos.


animais rarosantaanta albinaanta brasileirabrasilbrasileiraflorestamata atlântica