Por que algumas pessoas são canhotas? Fique sabendo o motivo:



Para as pessoas canhotas, o mundo provavelmente parece ser um lugar injusto. Desde uma tesoura e serras elétricas até equipamentos esportivos, a maioria das coisas simplesmente não são projetados para eles. E não foi há muito tempo que muitos canhotos foram forçados a comer e escrever com a mão direita.

Esta prática ainda persiste em muitos lugares ao redor do mundo. Até mesmo os idiomas discriminam: a palavra italiana para a esquerda significa “sinistra”, enquanto em alguns países que falam espanhol, fazer alguma coisa “por izquierda” ou para a esquerda, é sinônimo de fazer algo obscuro. E no inglês, direita significa “correto”.

Então porque 1 em cada 10 pessoas são canhotas?

A primeira coisa a saber é que essa proporção de 10% é fixa em todo o mundo, dando credibilidade à ideia de uma base genética para o fator destro/canhoto. Vários estudos envolvendo gêmeos têm mostrado que 25% do que determina o fator destro/canhoto pode ser explicado pelos genes de uma pessoa. A geneticista Silvia Paracchini, da Universidade de St Andrews, na Escócia, diz que este número é surpreendentemente baixo, mas foi provado consistente através de muitos estudos.

Paracchini diz que estudos antigos esperavam encontrar um gene único que determina diretamente a lateralidade. Mas – com 100.000 pessoas em todo o mundo tendo agora seus genes sequenciados – o fato de que tal gene não foi descoberto sugere que a genética não explica totalmente a questão. “A razão pela qual nos fascina é que nós realmente não sabemos. É fascinante, mas também intrigante”, disse ela em um discurso para a Royal Society, em Londres, em fevereiro.

Trabalhando com um estudante de PhD canhoto, seu laboratório tem utilizado um conjunto de dados originalmente destinado à pesquisa da dislexia para tentar determinar a base genética da lateralidade.

Porque os destros são muito mais comuns, ela questiona. “Deve haver uma vantagem evolutiva.”

O que eles descobriram é que o DNA que influencia a lateralidade é o mesmo que determina a assimetria do nosso corpo. “Nós parecemos simétricos, mas se olharmos para dentro de nossos órgãos, há muita assimetria”, diz Paracchini.

Uma condição rara chamada situs inversus pode ser a chave. Afeta 1 em cada 20.000 pessoas – incluindo o cantor espanhol Enrique Iglesias. Pessoas com situs inversus têm seus principais órgãos espelhados de suas posições normais. Assim, por exemplo, o coração está no lado direito do corpo, ou o fígado e a vesícula biliar estão no lado esquerdo.

Paracchini e sua equipe descobriram que a parte do código genético que é anormal em pessoas com situs inversus é a mesma parte que afeta a lateralidade. Pessoas canhotas, como resultado dessa assimetria, também têm um maior corpo caloso – um conjunto de fibras nervosas do cérebro que divide os hemisférios esquerdo e direito. Esta parte é, na verdade, 11% – ou 25 milhões de fibras nervosas – maior nos canhotos, e faz com que a comunicação entre os dois hemisférios do cérebro seja mais rápida.

Ao contrário do que tinha sido previamente assumido, contar com uma mão dominante não é específico para os seres humanos. Há animais destros e canhotos também. Paracchini diz que isso faz sentido: Seria um desperdício ter as duas mãos funcionando igualmente bem. Essa duplicação seria desnecessária em termos de evolução.

Ela também diz que qualquer discriminação contra os canhotos não poderia ser mais infundada. “Canhotos têm vantagens em alguns esportes e eles podem ser mais qualificados em determinadas tarefas, uma vez que seus cérebros podem ser mais avantajados”, diz ela.


pessoas canhotasPor que algumas pessoas são canhotas