Pessoas com QI elevado tendem a ser mais preguiçosas, aponta estudo (Agora você tem uma desculpa por ser vagabundo)



Amantes do sofá e da cama se alegrem, um novo estudo revelou uma correlação entre a preguiça e um QI alto, o que significa que você não está apenas demonstrando ser preguiçoso, você está realmente demonstrando sua inteligência.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Health Psychology, pessoas com um QI alto se cansam com facilidade, levando-as a passar mais tempo pensando – por isso mesmo que elas não pareçam estar fazendo alguma coisa, elas estão ativamente engajadas no pensamento.

Por outro lado, as pessoas que são ativas tendem a participar de atividades físicas para ocupar-se quando entediadas, e evitam os pensamentos de alto nível.

Os pesquisadores, da Florida Gulf Coast University, convidaram alunos a fazer um teste psicológico para identificar aqueles que expressaram o desejo de pensar muito e aqueles que preferiam evitar qualquer coisa muito desgastante mentalmente.

Eles, então, separam 30 “pensadores” e 30 “não-pensadores” e os equiparam com um equipamento de fitness que monitorava sua atividade física durante uma semana.

Os resultados revelaram que o grupo dos que pensavam muito era muito menos ativo de segunda a sexta-feita do que o grupo dos que não pensavam muito, mas eram muito ativos. No entanto, não houve diferença entre os grupos durante o fim de semana, algo que os pesquisadores não foram capazes de explicar, embora eles admitem que o tamanho da amostra era pequeno e o estudo foi feito por apenas um curto período de tempo, o que significa que mais pesquisas são necessárias para conclusivamente desenhar uma correlação.