Essa qualidade nos homens é a que as mulheres mais gostam, segundo a ciência



A maioria das pessoas pensa que, se não é a boa aparência que faz um homem mais atraente para as mulheres, então é definitivamente um senso de humor.

Mas os estudos mostram consistentemente que o altruísmo é uma qualidade superior pelo qual as mulheres são atraídas quando estão à procura de um relacionamento.

E um novo estudo no British Journal of Psychology descobriu que os homens altruístas podem ter mais relações sexuais, também.

Os pesquisadores perguntaram aos adultos canadenses solteiros o quanto eles faziam boas ações como dar dinheiro para caridade ou ajudar alguém a desatolar o carro da neve. Eles, então, perguntaram aos participantes quantas vezes eles tiveram relações e quantas parceiras eles tiveram.

Homens que relataram atos mais altruístas tiveram mais relações – e mais parceiras. Para aqueles que estavam em relacionamentos, homens de bom coração são mais propensos a ter mais relações sexuais nos últimos 30 dias, também.

Outro estudo, publicado em Janeiro de 2016 na revista Evolutionary Psychology, apresentou 202 mulheres com homens diferentes para escolher. As diferentes combinações de opções eram atraentes ou não, e se eles fizeram uma boa ação ou não.

As mulheres tendiam a escolher os homens egoístas e atraentes para um caso de uma noite. Mas para um relacionamento de longo prazo, elas escolheram os homens altruístas, atraentes ou não.

Um estudo um pouco mais velho, publicado no The Journal of Social Psychology em 2013, teve conclusões semelhantes. Esse estudo concluiu que as mulheres valorizam o altruísmo acima de outras características como uma medida para saber se um parceiro em potencial seria um bom pai. As mulheres também disseram que o altruísmo é importante para relacionamentos de curto prazo, mas significativamente mais mulheres disseram que a característica importa mais para o longo prazo.

Outro estudo, publicado na Social Psychological and Personality Science em julho de 2015, analisou respostas alemãs a uma grande pesquisa anual.

As pessoas solteiras que relataram fazer boas ações eram muito mais propensas a dizer que elas estavam em um relacionamento no ano seguinte. Elas também levaram menos tempo para encontrar um parceiro do que seus pares não-altruístas.

Tudo isso não quer dizer que outras características não importam. O humor também é importante para as mulheres escolherem um parceiro, os pesquisadores descobriram. Faz as mulheres assumirem que um homem é mais inteligente.

Um sentido de humor é um bom indicador de atividade sexual também. Em um estudo, homens que mulheres classificaram como mais engraçados relataram ter mais relações com mais parceiras.

Para a construção de relacionamentos de longo prazo, no entanto, os pesquisadores descobriram que o altruísmo é uma característica crucial e altamente desejável.

Também é importante ter em mente que muitos desses estudos são pequenos, e que as pessoas muitas vezes se comportam de forma diferente na vida real do que em um ambiente de laboratório, ou ao responderem a um questionário. Especialmente quando relatam experiências positivas como trabalho de caridade ou sexo, os homens podem ser mais propensos a superestimar o quanto eles realmente fazem essas coisas.

E por causa da maneira pela qual estes tipos de estudos são concebidos, eles não podem dizer conclusivamente que é o altruísmo, especificamente, que é atraente. Pode haver outros traços associados com o altruísmo, ou que os homens atraentes por outras razões também podem ser altruístas.

Mas o grande número de estudos e os resultados consistentes em favor do altruísmo está construindo um caso bastante sólido de que há alguns benefícios colaterais em fazer boas ações. Não importa se você está buscando um homem ou uma mulher – ajudar os outros não vai causar malefício nenhum.