Empresa japonesa envelhecerá whisky no espaço



Uma notícia muito para os fâs de whisky: uma empresa japonesa quer revolucionar o processo de envelhecimento da bebida enviando exemplares para o espaço. Com isso, a companhia japonesa Suntory busca um resultado otimizado, abraçando-se principalmente no fato de envelhecer o produto em um ambiente sem gravidade.

O experimento será organizado pelo Centro de Inovação Global da Suntory, que com a parceria da Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa irá enviar seis exemplares dos produtos para órbita. Os destilados irão para a Estação Espacial Internacional, onde serão analisados por um grupo de cientistas.

A Suntory irá enviar dois grupos de whisky para o espaço: um, envelhecerá por um ano; outro, por dois ou mais anos. Para efeitos de comparação, um grupo permanecerá no Japão, para posteriores análises.

Para chegar aos resultados, os especialistas não irão apenas experimentar o produto – método que será uma das maneiras de avaliar o sabor -, mas submeterão o whisky a testes químicos e análises da estrutura por raio-x.