Eles fizeram uma pista de corrida no telhado da fábrica da FIAT



O edifício Lingotto em Turim, na Itália, é uma estrutura colossal com meio quilômetro de largura de puro concreto armado. Mas o que chama mais a atenção é essa pista de corrida no telhado da fábrica que mais parece com o jogo de vídeo game Mario Kart.

Esta construção já abrigou uma das mais modernas fábricas da Fiat e seus donos fizeram uso inteligente do imóvel através da construção de uma pista de testes de alta velocidade, muito incomum. Utilizam a parte da cobertura do prédio para tal.

Construído entre 1916 e 1923, o edifício foi uma ideia do engenheiro italiano Giacomo Matte-Trucco, e foi um dos primeiros edifícios de seu tamanho feito em maior parte com concreto armado. As restrições de espaço impostas pelas linhas ferroviárias próximos ao terreno, forçaram Giacomo Matte-Trucco a desenvolver um edifício que fosse verticalmente para cima e terminasse em um simples mas engenhoso loop no último piso da pista de testes, com duas curvas inclinadas.

O fábrica da Lingotto produziu 80 modelos diferentes de carro, fabricando uma média de 200 deles por dia na década de 70.

O edifício Lingotto acabou sendo convertido em um moderno complexo com salas de concertos, teatro, centro de convenções, galerias comerciais e um hotel. A pista na cobertura foi mantida e ainda pode ser visitada até hoje.20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 capa capa1 31