Conheça a Catedral do Rio de Janeiro



Um dos pontos mais visíveis do Rio de Janeiro é a Catedral do Rio de Janeiro ou a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Este edifício em formato de cone e tamanho enorme no centro da cidade é impossível de deixar para trás em uma visita até a cidade. Possui cerca 106 metros de diâmetro e 96 metros de altura. O gigante de concreto tem pouco comum com a arquitetura tradicional das igrejas. Em vez disso, ele aparece com uma pirâmide maia antiga.
A catedral foi projetada por Edgar Fonseca, aluno de Oscar Niemeyer, e foi construído ao longo de um período de 12 anos de 1964 a 1976. Quando concluída substituiu a igreja do século 18 de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, como sede da arquidiocese.

A porta da frente da catedral tem 18 metros de altura, e é decorada com relevos de bronze. No interior, há um amplo espaço para acomodar 5.000 pessoas, mas no geral acomoda 20.000 pessoas, se eles não se importarem ficar de pé.

As paredes inclinadas da catedral são cobertas com pequenas janelas quadradas em um formato de favo de mel a moda antiga. Através do centro de cada parede corre um enorme vitral que sobe 64 metros do chão ao teto. As quatro janelas se encontram no topo da catedral para formar uma cruz que funciona como uma claraboia.

No subsolo fica o Museu de Arte Sacra, que mostra vários itens históricos e religiosos, incluindo esculturas, murais, obras de arte, e fontes usadas para batizar os príncipes da família real Portuguesa.img_ (1) img_ (2) img_ (3) img_ (4) img_ (5) img_ (6) img_ (7) img_ (8) img_ (9)


catedralcatedral do rio de janeiroigreja do rio de janeirorio de janeiro