Café da manhã é essencial para diabéticos



Com certeza você já ouviu que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, pois é o desjejum. Você também já deve ter passado por aquele mau humor por não ter tomado um bom café da manhã ou ter que jejuar para algum exame pela manhã. Pois bem, o que você não deve saber ainda é que a falta do café da manhã também é muito nocivo para quem tem diabetes.

Até então, o que se sabia sobre a importância do café da manhã se resumia a provérbios e alguns achismos. No entanto, cientistas da Universidade de Tel Aviv, Israel, descobriram que a falta do café da manhã para os diabéticos representa um grande salto nos níveis de glicose no decorrer do dia.

Cientistas descobriram um vínculo da falta da primeira refeição do dia com a diabete tipo 2. Segundo os pesquisadores, a falta de alimentação prejudica a insulina deles fazendo disparar o açúcar no sangue (hiperglicemia pós-prandial).

O estudo conduzido pelos israelenses foi feito com 22 diabéticos com média de idade de 56,9 anos e uma massa corpórea de 28,2 kg/m². E durante dois dias, eles tiveram suas alimentações balanceadas e regradas para serem rigidamente iguais, com uma única diferença: no primeiro dia eles tiveram um bom café da manhã, no outro não.

O resultado das pesquisas foi alarmante. No dia em que tiveram uma alimentação pela manhã, os diabéticos apresentaram taxas de glicose de 192 mg/dl após o almoço e 215 mg/dl depois do jantar. Já no dia em que ficaram de jejum até o almoço, esses picos subiram para 268 mg/ dl e 298 mg/dl, respectivamente.

A explicação para esse fato, segundo os pesquisadores, está nas células pancreáticas que produzem a insulina. Essas células quando ficam muito tempo sem trabalhar acabam esquecendo dessa sua função, o que para um diabético acaba sendo muito perigoso para sua saúde. Por isso, o mais recomendado é que um diabético sempre faça alguma alimentação de tempos em tempos.


café da manhãdiabéticos