A vó tava certa! É isso o que acontece se você misturar Coca-Cola com leite



O final deste vídeo certamente é estranho. Imagine se as parte diferentes da Coca pudessem de alguma forma ser precipitadas para baixo, de modo que é deixado um monte de partículas escuras na parte inferior da garrafa, com um estranho líquido claro até o topo. É muito bonito o que está acontecendo aqui, e a química por trás disso é fascinante.

Como Maricv 84 explica em sua página no YouTube, a reação é entre o ácido fosfórico na Coca-Cola, e as proteínas em duas colheres de sopa de leite. Traduzindo quimicamente: 3ca + 2H3PO4 /// \\\ Ca3 (PO4) 2 + 3H2.

Quando as moléculas de ácido fosfórico entram em contato com o leite, elas mudam, e tornam-se mais densas, se separam e afundam. Enquanto isso, o resto da mistura de leite e Coca, como é menos denso e portanto mais leve, sobe para o topo.

Confira o vídeo:

“Ambos os itens são ácidos, mas a Coca-Cola é mais”, diz Maricv 84. “Em geral, a Coca tem um pH entre 2,5-4,5 por causa do teor de ácido fosfórico, enquanto o leite tem um pH normal em torno de 6,7 – quase neutro.”


Coca colaLeitemisturar coca com leite faz mal?