5 dicas para você memorizar conteúdos de provas



O ideal para realizar uma prova é sempre entender o conteúdo, e não apenas decorar. Mas para muitos assuntos, realmente é necessário colocar a memória para funcionar e utilizar um pouco da “decoreba”. Para esses casos, confira nessa lista 5 dicas que podem lhe ajudar.

1 – Primeiro estude o conteúdo e identifique o que deve ser memorizado

Antes de qualquer coisa, dê uma boa lida sobre o conteúdo para poder identificar aquilo que necessita ser memorizado. Dessa forma, você terá conhecimento daquilo que realmente você precisa focar.

2 – Faça pequenos esquemas e espalhe-os pela sua casa

Os mais estudiosos garantem que isso funciona. Faça esquemas, anotações, tabelas, etc e espalhe-os pela sua casa: no monitor do computador, na parede, no armário, na geladeira. Dessa forma, você estará entrando em contato com os conteúdos mesmo quando não estiver diretamente estudando.

3 – Faça macetes fáceis de lembrar

Crie pequenos macetes (frases, desenhos, músicas) que você possa lembrar na hora da prova e que ajudem a sua memória a recuperar informações importantes sobre o conteúdo que você está estudando.

4 – Tente, acima de tudo, compreender o conteúdo

É muito fácil memorizar qualquer informação se ela realmente lhe fizer sentido. Por isso que, mesmo se você precisar decorar uma fórmula, relação ou nome, é importante que você compreenda o que exatamente essa informação quer dizer. Assim, sua memória certamente irá trabalhar com mais facilidade.

5 – Tenha um quadro de informações importantes próximo da sua mesa de estudo

Além de espalhar pela sua casa as informações importantes sobre o conteúdo que você está estudando, é importante manter todas essas informações reunidas, por exemplo, em um quadro de informações próximo da sua mesa de estudo, ou do local onde você costuma estudar. Dessa, forma, toda informação importante está disponível para você quando for necessário recobrá-las.


como estudarcomo estudar para provacomo ir bem na provacomo memorizarcomo memorizar conteúdos