5 dicas para evitar superaquecimento em notebooks



Um dos problemas mais frequentes entre os usuários de notebooks é a questão do superaquecimento. Quando exagerado, o aquecimento além do normal do computador pode fazer com que ele desligue automaticamente, causando muitas dores de cabeça e podendo danificar o aparelho. Por isso, aqui vão cinco dicas que podem lhe ajudar a evitar esse problema.

1 – Tome cuidado com a superfície onde você utiliza o notebook
Notebooks, em sua maioria, foram projetados para ser utilizados em superfícies planas como uma mesa, principalmente por conta das saídas e entradas de ar localizadas na parte de baixo do computador. Se você abafá-las em uma cama, ou até mesmo no seu colo, você pode prejudicar a movimentação interna de ar no notebook e comprometer o trabalho do cooler, contribuindo com o aquecimento. Por isso, utilize seu computado sempre em uma mesa, sendo recomendado a aquisição de um suporte com cooler extra, pois estes ajudam jogando ar para dentro da máquina e ajudando a resfriá-lo, ao mesmo tempo em que não prejudica a movimentação natural do ar.

2 – Mantenha o notebook livre de poeira
Se você costuma deixar seu notebook largado em algum lugar, com pouco uso, ele rapidamente irá acumular poeira. Essa poeira pode entrar em compartimentos internos da máquina, inclusive o cooler, fazendo com que as pás do “ventilador” não funcionem adequadamente, prejudicando o processo de resfriamento natural do computador. O ideal é comprar produtos de limpeza para o computador e aplicá-lo com certa frequência, a fim de evitar o acúmulo de sujeira na máquina.

3 – Não use o computador em ambientes muito fechados
Utilizar o notebook em um lugar onde ele fique enclausurado, com pouco espaço para circulação de ar, pode ser desastroso para o funcionamento do cooler, principalmente porque ele não irá conseguir manter o resfriamento, e pode acabar esquentando além do normal.

4 – Observe qualquer possível defeito e leve o notebook para a assistência, se necessário
Se tomando todos os cuidados necessários o computador ainda assim apresentar problemas, o mais indicado é sempre levá-lo até uma assistência autorizada para que seja averiguado o que está acontecendo. Em alguns casos, é necessário trocar a pasta térmica, ou o próprio cooler, para que o computador volte a resfriar adequadamente e consiga proteger suas peças vitais dos danos provocados pelo superaquecimento.

5 – Tenha carinho pelo seu computador!
Por último, mas não menos importante, tenha carinho pelo seu notebook, afinal ele não deve ter custado muito barato. Cuidando bem da parte externa e interna da máquina, você garanta uma vida útil muito maior ao aparelho.


como evitar superaquecimento do notebooknotebook esquentando