5 coisas que você precisa ter em mente para passar em um concurso público



1 – Sem esforço, ninguém chega a lugar algum

Não existe uma fórmula mágica para passar em um concurso, isso é fato. Pessoas diferentes precisam de mais ou menos tempo estudando para alcançar seu objetivo. No entanto, salvo raríssimos casos, você não vai chegar a lugar nenhum se não se esforçar e abrir mão de algumas noites de sono, feriados e finais de semana. Se você almeja passar em um concurso, o estudo vai passar a ser uma parte importantíssima e muito presente em seu dia a dia.

2 – O apoio da família é muito importante

Contar para seus familiares, namorada(o) e amigos que você está embarcando em um objetivo para os próximos anos é um passo importante para criar um ambiente propício para o sucesso. Eles vão precisar entender que você terá de abrir mão de alguns passeios, festas e outros programas. E ter o apoio das pessoas com quem você mais convive é essencial para alcançar seu objetivo.

3 – Estratégia

É essencial que haja estratégia, de modo a saber quais concursos serão mais fáceis para cada tipo de pessoa. Uma pessoa com facilidade em exatas, por exemplo, terá mais facilidade em concursos bancários. Pessoas com mais contato com humanas terão mais facilidade em tribunais e órgãos auxiliares. O importante é ter um foco e não sair jogando pra todos os lados; se fizer isso, não focará em nada. O melhor é escolher uma única área (tribunais e órgãos auxiliares, por exemplo) e apostar nela.

4 – Disciplina e ordem

O concurseiro, acima de tudo, precisará ter muita autodisciplina e ordem para organizar os estudos e dar conta do conteúdo programático do edital. É preciso ter perseverança e dar o melhor que possui pra conseguir o resultado almejado e, principalmente, não desistir por causa da dificuldade. É preciso insistir muito, afinal, o começo sempre é o mais difícil, já que a pessoa ainda não está habituada com a rotina de estudos, concorrência e estratégias.

5 – Prioridades

Por fim, não esquecer que a saúde sempre deverá ser sua prioridade. Nada de deixar de ao médico, fazer exames periódicos, se exercitar, comer e dormir bem; afinal, não adianta estudar passando mal e acabar não absorvendo nada, ou arriscando passar mal na hora da prova. Principalmente, jamais esquecer a maior prioridade de qualquer um: você mesmo. A concorrência pode ser grande, mas o maior inimigo é você mesmo e, pra conquistar o sonho, precisará de muita disposição, que só se conquista com saúde.

Boa sorte!


como passar em concurso públicoconcurso públicoo que fazer para passar em concurso